Artigos

Cirurgia Buco Maxilo Facial

Por Dr. Talvane Sobreira

A Cirurgia Buco Maxilo Facial é uma especialidade da odontologia que trata das doenças, fraturas e deformidades da boca e face e que tem uma área de atuação do frontal ao osso hioide. Da porção anterior da orelha à ponta do nariz.

Sendo assim deformidades como o queixo grande ou pequeno, a deficiência do sorriso ou excesso deste são corrigidos por profissionais desta área.

O tratamento das fraturas da face também são competência do Cirurgião Buco Maxilo Facial, assim como o diagnóstico e tratamento dos tumores benignos da boca e anexos.

Os procedimentos que são realizados em ambiente ambulatorial (consultório) geralmente são sob anestesia local, com ou sem sedação e abrange tratamento para remoção de dentes inclusos, cistos e outras lesões ósseas ou de tecidos moles, colocação de implantes, regeneração óssea e reabilitação.

A perda de elementos dentários além de ser prejudicial sistemicamente é comprometedora definitiva da estética facial. Quando os dentes são perdidos o suporte ósseo “seca” ou reabsorve com o tempo. Os caninos são os pilares da fisionomia, dando suporte a estrutura facial e aos tecidos moles, assim como outros dentes, lábios e bochechas. Uma vez perdido este suporte há a formação de rugas e a modificação do contorno facial. A reabilitação por meio de prótese é imprescindível para a recuperação e reposicionamento destas estruturas. Com o advento do implante osteointegrável tornou-se ainda mais seguro a instalação destas próteses. Estas podem ser fixadas por meio de parafusos aos implantes e desta forma ter uma durabilidade muito maior, além dos benefícios estéticos a segurança de poder mastigar naturalmente, sem folgas ou com risco de deslocamento do aparato protético.

As cirurgias corretivas ou Ortognáticas corrigem as deformidades faciais decorrentes de alterações na fase de crescimento ou do desenvolvimento. São cirurgias que envolvem outras especialidades como a ortodontia, fonoaudiologia, fisioterapia e até mesmo psicologia.

Veja Também