Artigos

Exames de Rotina

Compreenda a importância da consulta periódica ao seu dentista

Por Dr. Talvane Sobreira

Exames de rotina podem evidenciar lesões que muitas vezes estão “silenciosas”, ou seja, não existe sintomatologia, como dores, inchaços ou qualquer desconforto. Muitas pessoas negligenciam visitas ao seu dentista, como rotina, porque acham que a boca não é um problema de saúde ou não podem deflagrá-los. Sendo assim, os pacientes nos procuram e por acaso achamos lesões que atingem dimensões muito maiores que o imaginado, porque o crescimento foi lento, indolor e profundo, demandando tratamentos muito invasivos e comprometedores. Existem ainda profissionais de outras áreas que opinam e insistem em exercer uma prática que não lhe é corriqueira, induzindo pacientes a tratamentos que são incompletos ou deficientes, o que só atrapalha o desempenho do profissional especialista.

Por isso, o exame de rotina pode ajudar a diagnosticar o mais breve possível lesões que possam estar presentes sem que o portador perceba. Exames simples como o clínico, seguido de RX ou tomografias, ajudam a detectar doenças no início do seu desenvolvimento, assim como também preveni-las. Dependendo do tipo da lesão, outros exames podem ser solicitados, como ressonância nuclear magnética e ultrassonografias, caso haja necessidade.

Portanto, não deixe que o tempo surpreenda. Agende uma consulta e faça uma revisão periodicamente ao seu dentista para que, cedo, possam ser diagnosticados problemas que podem ser resolvidos a tempo.

Veja Também