Dicas

Por que o dente do siso só nasce em adultos?

O dente do siso é o último a se formar, por volta dos nove anos de idade, e por isso nasce mais tarde, entre os 17 e 20 anos Foto: hightowernrw / Shutterstock

O nascimento dos dentes acompanha o desenvolvimento e as necessidades humanas desde sua fase infantil. Com seis meses vêm os de leite que logo depois, por volta dos seis anos, são substituídos pelos permanentes. Mas existe um dente que só nasce na fase adulta, você sabe qual? É o dente do siso. Mas por que será que ele nasce tão tarde? É o que vamos descobrir agora!

Todos os dentes têm seu tempo certo para nascer e existe uma cronologia para isso, conforme nossas necessidades. Os dentes de leite e permanentes começam a se formar dentro do osso bem cedo e claro, acabam desapontando antes para nos ajudar a comer aqueles alimentos mais molinhos, típicos de criança.

“O dente do siso é o último a se formar, por volta dos nove anos de idade, e por isso, nasce mais tarde, entre os 17 e 20 anos”, diz Márcio de Moraes, professor e coordenador do Programa de Clínica Odontológica da FOP-Unicamp. Isso acontece porque só mais velhos precisamos de fato de um dente com a função de trituras com mais força alimentos mais duros, como fazem os dentes do siso.

Além disso, o especialista aponta causas antropológicas para que estes dentes nasçam cada vez mais tarde ou menores. “Por exemplo, a diminuição da necessidade de mastigação mais potente (hoje comemos praticamente a vida toda um dieta mais macia) tem feito com que o desenvolvimento dos maxilares venha mudando ao logo dos tempos diminuindo o espaço necessário para que estes dentes possam nascer”, diz Márcio.

Nascer ou não nascer, eis a questão
Esses motivos históricos têm mudado o formato do crânio e isso afeta diretamente a hora certa do dente do siso nascer, fazendo-a variar de pessoas para pessoa. “Há ainda razões hereditárias. Se o pai tem dentes grandes e a mãe boca pequena, a pessoa pode vir com dentes grandes e boca pequena e acabar comprometendo o espaço para o dente do siso”, diz o especialista.

Essa falta de espaço na arcada pode acabar impedindo de vez o nascimento do dente do siso. “Outras pessoas simplesmente não os tem, pois eles nunca se formaram, isto é a chamada agenesia. Isso é o mesmo que ocorre quando uma pessoa nasce sem um dedo ou sem uma outra parte do corpo”, diz Márcio.

Quando eles devem ser tirados?
Há também casos contrários, que é quando estes dentes nascem normalmente, mas por alguma razão precisam ser retirados. Os motivos para isso, segundo Márcio, são muitos.

“Pode ser por necessidade ortodôntica, quando o ortodontista precisa de espaço para movimentar os dentes do paciente, inflamação constante no capuz que envolve o dente, formação de cistos e tumores associados ao dente, entre outros”, diz Márcio.

Fonte: Saúde Bucal

Veja Também