Dicas

Siso? Veja receitas de sorvetes saudáveis para a recuperação

Dá para tomar sorvetes saudáveis enquanto se recupera de uma extração dentária Foto: M. Unal Ozmen / Shutterstock

Extrair um dente pode parecer tortura, mas o pós-cirúrgico tem suas delícias: o sorvete. Normalmente, o consumo de alimentos pastosos e gelados é recomendado após qualquer tipo de cirurgia na boca, incluindo tirar o siso.

“Costumamos indicar esse tipo de alimentação, pois, além de o gelado ajudar a diminuir a infecção, estamos preocupados com a higienização do local e a mastigação. Ingerir alimentos mais sólidos obrigaria o paciente a intensificar a mastigação, o que poderia causar lesões no local da cirurgia, além disso, comer comida mais dura pode dificultar, mais tarde, a higienização do local. Imagina se um arroz fica preso? Alimentos pastosos deslizam mais fácil na cavidade bucal”, diz Breno Nantes, cirurgião-dentista da USP.

Para ajudar nessa fase, sem precisar meter o pé na jaca, a nutricionista Biana Genoese preparou algumas receitas saudáveis para ajudar na recuperação sem deixar o valor nutritivo de lado.

SORVETE DE BANANA E CACAU NIBS
Ingredientes:
-2 bananas cortadas em rodelas
-3 colheres de sopa de leite de coco
-1 colher de sopa de cacau nibs
-mel (opcional)

Modo de preparo:
Coloque as bananas em um liquidificador e junte o leite de coco. Bata aos poucos na função pulsar e abra de vez em quando para mexer com uma colher (com o liquidificador desligado). Você também pode usar um mixer. Já batido, adicione o cacau nibs, bata mais um pouco e pronto. Se achar necessário, adicione o mel.  Coloque em um recipiente e leve ao freezer para congelar.

SORVETE DE MANGA REFRESCANTE
Ingredientes:
– 2 mangas picadas
-1 inhame picado cozido sem sal (não deixe cozinhar muito)
-1 pedacinho de gengibre ralado
-semente de chia (adicionar ao servir)
-1 colher de sopa de agave ou mel ou açúcar demerara (opcional)

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador ou no mixer. Coloque em potinhos individuais, ao servir, coloque chia por cima e uma folhinha de hortelã para decorar.

Fonte: Saúde Bucal

Veja Também