Procedimentos

Sedação Consciente por Oxido Nitroso

O que é?

Desde o inicio dos tempos nós humanos temos pavor da dor. O sofrimento por causa da dor nos afligiu até a descoberta do analgésico e dos anestesicos, locais ou gerais, que contribuiu para o avanço dos procedimentos cirurgicos, medicos ou odontológicos. Existem muitas formas de combater a dor, desde formas farmaceuticas de uso externo, como injetados no organismo promovendo a analgesia e o bloqueio nervoso que impede a passagem dos impulsos nervosos que são reconhecidos pelo cerebro como a dor. Interessante notar que mesmo com o advento dos anestesicos a ansiedade acima do normal sempre esta presente, fazendo com que o procedimento muitas vezes se torne insuportável. Apesar dos constantes avanços da saúde, a Odontologia se depara com um grave problema que é o medo e a ansiedade em relação ao tratamento odontológico, e mesmo em relação ao próprio cirurgião-dentista. Trabalhos atuais estimam que cerca de 35% da população mundial não procura os serviços odontológicos em razão de tais preocupações. No Brasil, com uma população de, aproximadamente, 185 milhões de pessoas, estima-se que cerca de 64 milhões de habitantes enfrentem esse problema. O paciente ancioso já informa ao seu cirurgião que é temeroso e que tem problemas em administrar sua ansiedade com relação à dor, mesmo sabendo que a anestesia sera administrada e não haverá dor no trans-operatório.

Para o controle desta ansiedade atualmente existem procedimentos que são capazes de eliminar por completo esta manifestação psicológica, que muitas vezes pode ser capaz de impedir que o poaciente realize seu tratamento dentário.

Uma opção para o combate da ansiedade é a sedação inalatória por oxido nitroso(N2O). Trata-se de uma sedação relativa, que tem a vantagem de ser controlada. Utilizada na clínica diária traz conforto para o paciente, mas algumas vezes o aparelho, por ser adaptado à narina impede determinados procedimentos na cavidade oral. É seguro e eficaz.

Outra opção é a sedação medicamentosa via oral. O paciente faz uso de sedativos em forma de comprimidos administrados pelo profissional, minutos antes do procedimento mas que traz a desvantegem de nao haver controle da reação sendo necessária a espera fisiológica da eliminação do medicamento.

Um terceira opção para o tratamento da ansiedade e, na minha opinião, a mais eficaz é a sedação por via endovenosa. Este procedimento é realizado por profissional médico anestesiologista que, na clínica, administra através de via endovenosa a medicação necessária para relaxar e diminuir a ansiedade do paciente ao ponto de torná-lo mais cooperativo e menos ancioso, pratricamente sem lembrar do procedimento. A sedação dura o tempo que for necessário e é revertido ao final do procedimento. Os pacientes são unânimes em relatar que o procedimento se torna mais tranquilo e que não lembram que foram sequer operados. Em geral não querem fazer novos procedimentos sem a sedação. Os procedimentos mais procurados para sedação em consultório são as cirurgias para implantes, enxertos ósseos, remoção de elementos dentários inclusos como os cisos e outros procedimentos de rápida duração.

Outros Procedimentos

Bichectomia

Cirurgia dos Dentes Retidos

Cirurgia Ortognática

Implantes

Implantes Carga Imediata

Sedação Consciente por Oxido Nitroso

Trauma Facial